sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Caráter é aquilo que você é quando ninguém está te olhando.

Você consegue enganar a todos por um certo tempo; consegue enganar alguns por todo o tempo; mas não consegue enganar todo mundo, o tempo todo.

Caráter não é aquilo que dizemos ser; isto é profissão.

Caráter não é aquilo que fazemos; isto é conduta.

Caráter não é aquilo que somos; isto é o âmago do nosso eu, o homem interior.

Caráter é aquilo que somos no escuro, quando ninguém está vendo.

Acho bastante difícil definir o que é caráter. Acredito que todo mundo tem caráter. Alguns possuem um bom caráter e outros um mau caráter. O comentário que diz: “Fulano não tem caráter!”, significa que o “fulano” não possui um bom caráter.

Ter caráter, também, não significa ser santo. Acredito que uma pessoa de caráter, pode sim, falar uma mentira ou, até mesmo, cometer um adultério. O caráter motivaria a confissão e o abandono do caminho da mentira ou do adultério. Quem não tem caráter, não assume seus erros. Esconde seus pecados. É capaz de fazer tudo isso sem sentir culpa. Falta-lhe integridade. Esse não vive seguro. Sabe que, no fundo, as coisas não estão certas.

“Quem anda em integridade anda seguro, mas o que perverte os seus caminhos será conhecido.”

Deus deseja mudar nosso caráter e não o nosso comportamento. Ele sabe que mudando o caráter, todas as coisas mudam inclusive o comportamento.

Ter caráter não significa, apenas, ser autêntico. Seria o camarada que vive no pecado e se gaba de não esconder. O caráter traz autenticidade, mas também traz padrão moral.

Caráter ou ausência do mesmo não define a salvação de ninguém. A salvação está em Cristo e não no caráter.

A gente sempre avalia quase tudo no fim do ano. Que tal avaliar seu caráter o ano todo?

Eu concordo com o Abraham Lincoln e espero que você não seja como disse o Jô Soares: “O sujeito era tão mau caráter que até sozinho ele estava mal acompanhado”.