sábado, 18 de maio de 2013

Diversificar é Preciso


Ah, o fanatismo! Uma coisa complexa quanto à origem. Como e porque, isso se dá? A que ponto, as pessoas querem levar tal sentimento extremo? Tenho certeza de que muitos convivem com pessoas assim. Aceitar e preservar a amizade ou rebater, argumentar e possivelmente perder a amizade?

O problema da pessoa fanática, é que além dela acreditar em determinada coisa, de forma extrema, ela exige dos que estão a sua volta, que pensem e aceitem também, o fanatismo dela. Mas e a liberdade de escolha? Vale a todos! Claro que isso vale, também, ao fanático. Ele é livre pra gostar de qualquer coisa, desde que respeite a opinião das outras pessoas. Nem todo mundo pensa como ele. Nem todo mundo, quer agir como ele.

Existem diversos tipos de fanatismos. Tem aquele que é fanático por futebol. Tem o fanático musical. O fanático religioso...

Vou dar um exemplo. Algo que tem acontecido comigo. Servirá como um desabafo...

Eu convivo com fanáticos por futebol no trabalho. Certamente, não é muito agradável. Eles não tentam me convencer de nada, isso é um ponto positivo; o problema é que o assunto é sempre o mesmo.

Gente! Com tanta coisa acontecendo no mundo! Há tanto o que conversar! É importante desenvolver e argumentar sobre outros assuntos. Não é certo, ficarmos estacionados. Fechados às atualidades. Diversificar é preciso!

“Do fanatismo à barbárie, não há mais do que um passo.”